Quantas vezes já pensou em comprar uma jóia, mas depois não sabia bem como a combinar? Ou já sentiu que um colar, brinco ou anel não valorizava tanto o seu visual como esperava? É exatamente sobre isso que vamos falar hoje - informação útil e interactiva para que possa usar as suas jóias com mais confiança!
Colares e decotes
Saiba como conjugar diferentes tipos de decotes com os colares que mais os valorizam.
Decote em V
Este decote combina com um colar com o mesmo formato - em "v" - contornando-se mutuamente, mas deixando alguma pele vísivel. Se o corte for demasiado próximo do pescoço, aconselha-se jóias mais curtas, que não sufoquem a área do pescoço. Colares com pendentes são ideais para este tipo de decote.

Decote quadrado ou em U
Colares curtos complementam este decote da melhor forma. Não é necessário usar um choker, mas um colar que chegue mais junto ao pescoço. Pedras delicadas e colares statement, funcionam muito bem e deixam o outfit e a jóia brilhar.
Decote ombro a ombro
Este decote é valorizado por chokers ou colares mais curtos que não interferem com o outfit e não se sobrepõem. Desta forma, o colar complementa, mas não se impõe. Dependendo da cor do conjunto, pedras coloridas, poderão resultar muito bem.
Decote sem alças
Com partes de cima sem alças ou “cai-cai” pode usar e abusar de colares. Mais do que um, chokers, colares grandes ou duplos. Este é o tipo de decote mais permissivo, já que ao deixar todo o colo descoberto, tem muito espaço para usar as suas jóias.
Decote profundo
Sabe aqueles colares muito compridos que não sabe bem quando ou com o que usar? É com estes decotes. Este tipo de roupa valoriza bastante as jóias compridas, mesmo que estas acabem já dentro da sua parte de cima.
Brincos e cabelos
Saiba como conjugar o seu cabelo com diferentes tipos de brincos.
Cabelo curto ou apanhado
Com penteados curtos ou apanhados, os brincos grandes vão brilhar! Chame atenção para o seu rosto com uns brincos statement ou coloridos. Lembre-se - menos é mais - se os brincos são grandes, deixe o colar no porta-jóias ou opte um colar mais simples.
Cabelo solto ou liso
Opte por brincos médios ou mais discretos, para um visual mais equilibrado. Este tamanho de jóias vai ajudar a que o visual não fique demasiado cheio. Dependendo da ocasião, umas argolas ou brincos com brilhos, vão dar um toque ao look, sem se sobrepor em demasia.
Cabelo ondulado ou cacheado
O seu cabelo já é a estrela da festa e os brincos estão lá para o complementar. Brincos de argola ou com um design mais fluido são os ideais para usar, quando o seu cabelo estiver solto.
Cabelos volumosos ou penteados
Os brincos compridos e pendentes vão ser os seus melhores amigos, caso tenha o cabelo volumoso ou use um penteado mais sofisticado. Estes brincos, com pedras ou não, vão chamar a atenção para o seu rosto, sem tirar o devido destaque que o seu cabelo merece.
Jóias e rostos
Saiba que jóias complementam melhor com o seu formato de rosto.
Rosto redondo
Jóias mais compridas, pendentes ou angulares vão ajudar a alongar o rosto, moldando a sua forma natural sem que o façam parecer maior. Evite brincos muito redondos ou colares que fiquem demasiado próximos do pescoço, pois criam uma sensação de encurtamento do pescoço e ampliação do rosto.
Rosto oval
Este formato de rosto combina com praticamente todos os tipos de brincos e colares. Pode ousar tanto em peças minimalistas quanto statement. Dependendo da ocasião, pode optar por peças mais discretas ou com pedras, sem ter de se preocupar com a sua forma.
Rosto quadrado
Brincos arredondados ou argolas suavizam os ângulos deste formato de rosto. Colares com curvas suaves ou camadas ajudam a criar um efeito mais harmonioso. Brincos de tamanho médio são perfeitos para trazer luz ao rosto, sem dar uma impressão de rosto mais largo.
Rosto alongado
Brincos médios e volumosos equilibram as proporções deste formato de rosto, já que queriam a sensação de uma cara mais larga. Colares curtos ou chokers ajudam a encurtar visualmente o rosto, criando um efeito visual harmonioso.
Rosto em forma de coração
A um rosto amplo nas têmporas, que vai estreitando até ao queixo, aconselhamos brincos que ajudem a criar amplitude abaixo do lóbulo da orelha. Brincos em forma de gota ou triangulares criam harmonia. Colares com pendentes pequenos e delicados, suavizam o queixo mais pontudo.
Metais e tons de pele
Conheça os metais que melhor complementam o seu tom de pele.
Pele fria
Este tom de pele apresenta veias azuladas e uma pele mais clara. Prata, ouro branco e pedras em tons frios (azul, verde, roxo) complementam este tom de forma muito bonita e sofisticada. Pérolas e pedras como safira e ametista também ovalorizam.
Pele quente
Uma pele com veias esverdeadas e um tom mais escuro. Perfeita com jóias douradas, cobre e pedras quentes (vermelho, laranja, dourado). Pedras de cores coral e âmbar realçam a tonalidade natural. Estes tons de pele podem usar e abusar da cor no seu porta-jóias e guarda roupa.
Pele neutra
A pele neutra é aquela que não tem uma predominância de tons frios ou quentes. Pessoas com esse tipo de pele podem notar que tanto joias douradas como prateadas as favorecem. Esse tom de pele é bastante versátil, permitindo o uso de uma ampla variedade de metais e pedras preciosas.
Dicas finais
Algumas dicas de como conjugar as suas jóias com a roupa e maquilhagem do dia-a-dia.
Conjugue as jóias com a ocasião
Casual - Jóias minimalistas, leves e confortáveis, como correntes, brincos pequenos ou argolas médias.
Eventos formais - Peças mais elaboradas, como colares statement, brincos longos ou com pedras brilhantes. Escolha peças que complementem o look, sem o sobrecarregar.
Trabalho - Opções discretas e elegantes, como brincos médios, colares delicados e anéis minimalistas. Evite peças barulhentas, como pulseiras que fazem som ao mexer.
Como usar dourado e prateado
Harmonia - Use peças de estilos semelhantes, para que o look total fique equilibrado e não confuso.
Proporções - É importante que as jóias estejam em proporções corretas umas com as outras. Se escolher usar um colar de ouro fino, pode combiná-lo com outro colar de prata da mesma espessura, para que as proporções se complementem.
Equilíbro - Um visual equilibrado tem uma proporção igual entre os tipos de metais, de modo que nenhum deles se sobreponha ao outro.
Harmonia entre as jóias e o look
Conjugue a cor das suas jóias com a cor do look total - um look todo preto fica lindo com uma jóia dourada ou com uma pedra colorida.
Se usa maquilhagem marcante, optar por jóias mais discretas. O oposto também se aplica.
Equilibre brincos grandes com colares mais discretos ou pulseiras discretas com anéis maiores.
Deixe um comentário